Skip to main content

5 Razões Pelas Quais o Setor de Utilidades usa Serviços de Posicionamento GNSS

Empresas do setor de Utilidades estão cada vez mais adotando soluções digitais que lhes permitem medir, monitorar e gerenciar amplas redes de ativos essenciais com eficiência. Elas precisam de uma solução completa que melhore sua capacidade de documentar informações com precisão e agilidade, uma curva de aprendizado curta para profissionais não especializados e uma implantação rápida e fácil sem grandes investimentos.

A Neoenergia, empresa integrada de energia no Brasil, atua nos setores de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Como líder no setor, está em constante evolução para operar o negócio nos mais altos níveis de qualidade e satisfação do cliente.

“Os dados de campo da Neoenergia são monitorados em tempo real no escritório pela equipe, o que nos permite acompanhar o trabalho de perto”, afirma Levi Andrade, Gerente de Programas da Neoenergia. “Os dados também estão vinculados à solução de gerenciamento de ativos de rede para que os administradores possam tomar decisões informadas e maximizar a eficiência de nossos ativos.”

Para aprimorar o monitoramento e gerenciamento de ativos, a Neoenergia implementou tecnologias móveis e empregou ferramentas de monitoramento de ponta a ponta para ativos no campo, auxiliada pelo parceiro de distribuição da Trimble, Santiago e Cintra. “A Neoenergia continua a evoluir junto com a tecnologia Trimble para aperfeiçoar seus processos de gerenciamento de ativos enquanto cobre uma vasta área de rede”, disse Andrade.

Para a Neoenergia, uma combinação do serviço de posicionamento GNSS por assinatura Trimble® Catalyst™ e a solução de coleta de dados de campo baseada em nuvem Trimble TerraFlex™ proporciona uma maneira de potencializar seus recursos de georreferenciamento para dar suporte à criação de gêmeos digitais de seus ativos gerenciados. Veja como está funcionando para eles:

1. Solução completa e escalável que suporta muitos usuários

A assinatura do Catalyst agrega valor para empresas de todos os portes, seja para poucos ou centenas de funcionários, e é fácil adicionar novos usuários para atender à mudanças ou necessidades imediatas. Com a implantação do serviço, mais de 400 funcionários da Neoenergia usam o Catalyst diariamente em cinco estados do Brasil.

2. Curva de aprendizado rápida com treinamento mínimo

A operação do serviço de posicionamento Catalyst com um receptor GNSS Trimble DA2 é simples e fácil de aprender. Com o mínimo de treinamento, a equipe é capaz de usar a tecnologia com confiança para coletar dados de localização de ativos, enquanto o TerraFlex auxilia na criação de formulários para coletar outras características dos ativos, como altura, tipo de postes, códigos, além da espacialização dos dados coletados.

3. Planos de assinatura flexíveis

As assinaturas do Catalyst estão disponíveis sob demanda, mensais ou anuais para atender às diversas necessidades: sazonais, durante todo o ano ou com base em projetos. Os usuários pagam apenas pelo que é necessário, quando é necessário. A Neoenergia adotou a solução Catalyst pois ela oferece os benefícios da correção diferencial de alta precisão em tempo real e conexões sem fio por meio de um plano de assinatura personalizável.

4. Baixo investimento inicial

A combinação de Catalyst, DA2 e TerraFlex é compatível com dispositivos iOS ou Android, minimizando a necessidade de aquisição de novos equipamentos. A versatilidade para se conectar ao DA2 e a flexibilidade do plano de assinatura se combinam para tornar o Catalyst uma ótima ferramenta no fluxo de trabalho de gerenciamento de ativos.

5. Posicionamento GNSS rápido e altamente preciso

O Catalyst GNSS oferece uma gama de precisão - do centímetro ao submetro - mesmo em áreas remotas e sombreadas. Os usuários podem escolher o nível de precisão necessário para cada trabalho apenas ajustando a assinatura. A Neoenergia equipou sua equipe de campo com Catalyst e receptores GNSS DA2 para melhorar a precisão de seus dados de localização de ativos, enquanto a solução de coleta de dados em nuvem TerraFlex, executada em um dispositivo portátil, agiliza a coleta de dados e os transmite para o escritório para permitir tomadas de decisão mais rápidas e diminuição do tempo de resposta.

Explore mais informações sobre o Trimble Catalyst e o Trimble TerraFlex.